Raquel Marques

Nasce em 1979. Cineasta, docente e formadora, trabalha no âmbito da criação documental, da pedagogia da imagem e da educação cinematográfica a partir de uma perspetiva feminista. Sócia y corresponsável da equipa de projetos educativos da cooperativa Drac Màgic (Barcelona), dedicada al estudo e divulgação do cinema e da cultura audiovisual.

Licenciada em Ciências da Comunicação, especialização em Cinema (Universidade Nova de Lisboa, 2003) e Máster de Documental de Creación (Universitat Pompeu Fabra, 2015). 
En 2010 realiza o seu primeiro documentário con Joana Frazão, A Casa Que Eu Quero, uma produção Terratreme Filmes. Com ante-estreia na Cinemateca Portuguesa (Lisboa), o filme foi seleccionado para representar Portugal em Doc Europa II. É autora de filmes como Um mergulho em água fria (2024) com estreia no Festival de Málaga, onde recebe uma menção especial do júri da secção oficial de documentário; Una ciudad dentro de una ciudad (2024) com estreia no Festival D’A; Tiempos de deseo (2020) com estreia em DocLisboa e L’Alternativa, premiada em Festival Alcances; Arreta (2016), premiada em Festival Zinegoak e selecionada em Festival Márgenes, Festival Cinespaña, entre outros. Como docente e formadora, tem uma amplia experiência na coordenação, conceptualização e dinamização de projetos e cursos relacionados com a educação e a criaçao cinematográfica, dirigidos a grupos em diferentes etapas vitais. 

https://raquelloureiromarques.com