ATLAS DE UM CINEMA AMADOR: Cartografia do Descartado

Luisa Homem

Inês Sapeta Dias

Documentário / HD / 30' / 2023

Atlas de um Cinema Amador é uma viagem por um território não mapeado. Ao longo de 13 episódios esse território será explorado e descoberto. São 13 cartografias, percursos possíveis entre outros, infinitos, por um outro cinema, sem nome estabilizado. Um cinema feito fora dos circuitos oficiais e profissionais, na maioria das vezes movido por motivos emocionais, cinema que tem ficado fora da história e fora dos arquivos, fechado em lugares privados, invisível ou descartado.

Estima-se que, ao longo da história do cinema, apenas 1% do cinema amador e dos filmes de família foi preservado. Os outros 99% são filmes perdidos e ainda hoje alguns deles se encontram no lixo ou à venda em feiras de velharias. Esta série vai à procura do que resta desse cinema e, através do comentário, da montagem e remontagem dessas imagens, propõe desenhar um atlas que contrapõe à história oficial, uma outra, feita de narrativas e imagens não oficiais, privadas e sem nome.Atlas de um Cinema Amador é uma viagem em imagens a uma outra história do cinema.

Episódio: Cartografia do Descartado

Até aos anos 90 foram raros os arquivos que coleccionaram o cinema amador e os filmes de família e só muito recentemente foram criados os primeiros arquivos exclusivamente dedicados à salvaguarda destes filmes. Esta primeira cartografia introduz esse campo cego da história do cinema. Introduz os termos deste ATLAS, desde logo o “amador” e o modo como se contrapõe ao oficial, e às imagens correctas e regularizadas – não deixando de olhar para os modos como este cinema é influenciado por estas; mas também o próprio “atlas” enquanto mecanismo de articulação de imagens, uma máquina visual que, pela montagem, permite ver o que está ausente. Ao longo de quatro encontros, conversa-se sobre a estabilização da imagética oficial e sobre o que fica de fora dela. E procura-se perceber de que modo a selecção e as arrumações dos arquivos influenciam a história que está escrita e que outras histórias possíveis estão por contar. É uma cartografia da exclusão.

https://www.atlas-cinemamador.com


Realização Luísa Homem, Inês Sapeta Dias Fotografia Luisa Homem Som Inês Sapeta Dias Montagem Inês Sapeta Dias, Luisa Homem Montagem de Som e Mistura Nuno Morão Design Oh! Mana

Exibições

Ante-Estreia: BATALHA CENTRO DE CINEMA