A TERRATREME regressa ao Doclisboa’16, de 20 a 30 de Outubro, com a estreia de três novas longas-metragens presentes na competição nacional: A CIDADE ONDE ENVELHEÇO, de Marília Rocha (Estreia Nacional), AMA-SAN, de Cláudia Varejão (Estreia Nacional) e TERCEIRO ANDAR, de Luciana Fina (Estreia Mundial).
Serão igualmente exibidos os quatro filmes da série documental NO TRILHO DOS NATURALISTAS, uma co-produção TERRATREME / Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra. Filmados em diferentes destinos e realizados por diversos realizadores, contamos com ANGOLA, de André Godinho, MOÇAMBIQUE de João Nicolau, SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE de Tiago Hespanha e Luisa Homem e AS VIAGENS FILOSÓFICAS de Susana Nobre. Este último estará integrado na apresentação do novo festival de cinema científico SCI DOC, que terá lugar em Lisboa no mês de Dezembro.
Na secção DocAlliance, a TERRATREME terá dois filmes em exibição da dupla de realizadores Miguel Seabra Lopes e Karen Akerman: a longa-metragem TALVEZ DESERTO, TALVEZ UNIVERSO (distinguida com dois prémios em competição no Doclisboa’15) e a curta-metragem CONFIDENTE.
CAMPO de Tiago Hespanha, foi seleccionado para a segunda edição do Arché, o laboratório de desenvolvimento de projectos do Doclisboa. Este é um filme-ensaio na maior base militar da Europa, onde os militares treinam com todo o tipo de armas missões que irão desenvolver em lugares distantes. Misturadas neste cenário de guerra acontecem actividades lúdicas e científicas e vêem-se animais selvagens a correr livremente entre armazéns de bombas.
FESTA VIAGEM INTERCONTINENTAL
antes que os continentes se separem.
23 OUT / das 22.00 às 02.00
Palácio do Príncipe Real (espaço oficial das Festas Doc ♥ Beat)
Os realizadores da Terratreme, Diogo Allen e Pedro Peralta, e a realizadora da JumpCut Cláudia Oliveira irão tomar conta da música antes que os continentes se separem. Festa Terratreme e JumpCut.