Uma produtora de cinema criada em 2008, por um grupo de jovens cineastas com vontade de encontrar modelos de produção que conseguissem conciliar diferentes formas, escalas e durações para os seus próprios filmes. O nosso objetivo é a articulação da pesquisa e da criação num método de trabalho em que as necessidades de cada filme irão determinar o seu modelo de produção.
Como no filme homónimo de Visconti – onde um grupo de pescadores se une para comprar um barco e deixar de depender do armador que os contratava – tornou-se evidente para nós que a produção se torna uma variável estética na forma de cada filme. Acreditamos que somente a intervenção direta dos realizadores na concepção do modelo de produção dos seus filmes e no orçamento consegue contribuir para o resultado desejado.
Atualmente trabalhamos com um grande e diverso grupo de realizadores. A TERRATREME tem uma das maiores presenças, entre as produtoras portuguesas, nos grandes festivais de todo o mundo (Cannes, Berlin, Locarno, Nyon, Marseille, Rotterdam, San Sebastian, Buenos Aires, Rio de Janeiro, Brasília, Chicago, New York e Toronto), ao mesmo tempo que expandimos as nossas atividades através de co-produções internacionais (Brasil, França, Suíça, Alemanha, Japão, Bulgária, Cabo Verde, Argentina e Chile).