Maria Clara Escobar

Maria Clara Escobar escreveu e dirigiu o longa metragem Desterro, sua primeira ficção, selecionada para o Tiger Awards Competition no 49º Festival Internacional de Cinema de Roterdão. Antes, dirigiu “Os dias com Ele”, longa-metragem documentário premiado pelo Juri Oficial e Juri Jovem no Festival de Tiradentes, no DocLisboa (Portugal), Cachoeira.Doc (Brasil), IBAFF – Festival de Cine Internacional de Murcia (Spain), V Semana dos Realizadores (Brasil), e no 35º Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano de Habana (Cuba). O filme foi lançado comercialmente em 18 cidades do Brasil em abril de 2014 e lançado em dvd pelo Instituto Moreira Salles.
Maria Clara também escreveu e dirigiu dois curta-metragens e escreveu o roteiro e foi diretora assistente do filme “Histórias que só existem quando lembradas” de Julia Murat. Este, teve sua estreia no Festival de Veneza e ganhou mais de 30 prêmios, tendo participado em mais de 40 festivais. O filme foi lançado comercialmente em 5 países.
Recentemente fez o casting de dois filmes participantes da 67º Berlinale: “Joaquim” de Marcelo Gomes (Competição Internacional) e “Pendular” de Julia Murat (Panorama, onde obteve o Prémio Fipresci).
Em 2019 Maria Clara lançou seu primeiro livro de poemas “Medo, Medo, Medo”.