Bulakna

Leonor Noivo

Documentário / HD / 90' / 2025

BULAKNA invoca o nome de uma antiga guerreira filipina que resistiu à invasão colonial. Retrato da força e da desigualdade, o filme acompanha mulheres filipinas que hoje enfrentam uma nova forma de colonização: a migração forçada pelo trabalho. Empregadas domésticas em países estrangeiros, milhares de filipinas sustentam economias alheias, trabalhando como cuidadoras e deixando as suas próprias famílias para trás, em suspenso, na terra natal. Presas numa lógica global que transforma o cuidado em moeda de troca, vivem divididas entre o sustento e a saudade, entre o dever e a ausência.

“BULAKNA” aborda questões fundamentais dos nossos tempos: a profunda desigualdade social num mundo pós-colonial, ao mesmo tempo que toca no mais íntimo do ser humano – o valor do trabalho, do corpo e da vida.


Com Althea Aruda, Norma Canda Realização Leonor Noivo Fotografia Vasco Saltão Som Vicente Molder, RM Aborque Montagem Francisco Moreira e Pedro Teixeira, Marine de Contes e Telmo Churro; Vasco Saltão e Luísa Homem Colorista Julia Mingo Montagem de Som Hugo Leitão Mistura Xavier Thieulin Produtores João Matos, Mathilde Delaunay, Benjamin Delboy, Jeremy Delpon

Parceiros

Co-produção Barberousse Films Video de Poche     Produtor Associado Los Otros

Prémios

Prix Renaud Victor - FID Marseille, França'25

Festivais

FID Marseille, France'25