João Pedro Rodrigues é um realizador e artista reconhecido internacionalmente, residente em Lisboa. Estudou Cinema na ESTC, tendo terminado o curso em 1992. A sua carreira internacional começou com a curta-metragem PARABÉNS!, que conquistou o Leão de Prata no 54º Festival Internacional de Cinema de Veneza. Além de um número considerável de curtas-metragens, escreveu e realizou cinco longas-metragens, desde a sua primeira obra, intitulada O FANTASMA, estreada em competição no 57º Festival Internacional de Cinema de Veneza, até à sua mais recente obra, O ORNITÓLOGO, que lhe valeu o Leopardo de Prata de Melhor Realizador no 69º Festival Internacional de Cinema de Locarno em 2016.
O trabalho de Rodrigues explora o género e o desejo humano em todas as suas formas e disfarces, reflectindo a múltipla História do Cinema, desde os géneros do cinema clássico até ao documentário e ao cinema experimental
Os seus filmes estrearam e ganharam prémios nos festivais de cinema mais importantes do mundo, como Cannes, Veneza, Locarno, Toronto e Berlim e fazem parte das colecções de várias cinematecas e museus.