Daniel Veloso (Lisboa, 1993) licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa. As descobertas proporcionadas pelas aulas de José Manuel Costa enformaram a decisão de continuar a ver e a estudar cinema.
A frequência da Cinemateca Portuguesa é, desde então, elemento central da sua formação.
Em 2015 realiza a primeira curta-metragem no âmbito do mestrado de cinema que frequenta na mesma universidade. Dedica-se, em contexto académico, ao estudo do gesto de realizar nas obras de Pedro Costa e Abbas Kiarostami. Desempenhou também funções de assistente de realização, assistente de imagem e assistente de produção em filmes de realizadores como Inês Oliveira ou Edgar Pêra.
Viveu toda a infância e adolescência no concelho da Amadora. Os laços de amizade levam-no a filmar o processo de erradicação do bairro Estrela d’África. Damaia dj’acaba ma inda nu sta pa li, documentário co-realizado com Sofia Lemos Marques, teve estreia na secção Verdes Anos do Doclisboa 2016.
Em 2017 realiza Hoji nu sta li, manhã nu ca sta (21º Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira), curta-metragem que se centra na vivência quotidiana do último morador do bairro Estrela d’África.
Nevoeiro é a s ua primeira curta-metragem de ficção.